Repasse da Reunião com o Ministério da Educação em 18/09/2015

A ANMR participou hoje, 18 de setembro, no Ministério da Educação – MEC, de uma reunião com o Secretário de Ensino Superior, Dr. Jesualdo Farias, na presença do Dr. Vinícius Ximenes – Representante do MEC na Comissão Nacional de Residência Médica e Dr. Hêider Pinto – Secretário de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde.

Na ocasião, o governo apresentou pela primeira vez, após 11 meses da primeira requisição da ANMR, resposta às 9 pautas do Movimento Nacional de Valorização da Residência Médica”.

image

No entanto, apesar da boa vontade do Secretário de Ensino Superior, a análise da resposta do Ministério para cada pauta apresenta mais justificativas para as questões elencadas do que soluções para as situações que consideramos problemáticas.

Apenas sobre três das nove reivindicações, referentes à carência do INSS, ao auxílio moradia e à bolsa de residência, o Governo mostrou abertura para diálogo. Inclusive com previsão de agendamento de reuniões, no próximo mês, com as instâncias cabíveis, entre elas o Ministério da Educação, Ministério da Saúde, Ministério da Previdência Social, Ministério do Planejamento e Gestão, bem como o Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde e Federação das Santas Casas de Misericórdia.

A ANMR considera, no entanto, que as propostas apresentadas são muito aquém do necessário para garantir a qualidade da Residência Médica no país. Haja visto que pautas prioritárias, como a mudança na composição na Comissão Nacional de Residência Médica, e cuja execução depende exclusivamente de ação política, foram consideradas não pertinentes pela equipe técnica do Ministério da Educação.

Com o olhar focado na Valorização da Residência Médica e no SUS de qualidade, continuaremos unidos até que melhores propostas sejam formuladas, o que nos dá mais força para a paralisação do dia 24/09.

Juntos pela Residência Médica de qualidade!