NOTA SOBRE REUNIÃO DA ANMR COM MEC, MS, CONASEMS E CNS DE 13/11/2015

No dia 13 de novembro de 2015 a Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR) se reuniu com representantes do Ministério da Educação (MEC), Ministério da Saúde (MS), Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS) e Conselho Nacional de Saúde (CNS), tendo como pauta o andamento das negociações relacionadas ao Movimento Nacional pela Valorização da Residência Médica apoiado por residentes de todo Brasil. A estratégica reunião também contou com representantes da Federação Nacional dos Médicos (FENAM) e Associação Médica Brasileira (AMB).

Houve avanços nas pautas do Movimento, em especial no entendimento da avaliação dos programas de residência, diretrizes da Preceptoria e composição da Plenária e da Câmara Recursal da Comissão Nacional de Residência Médica. No entanto, os avanços foram considerados insuficientes pela ANMR.

Frente o informe do indicativo de paralisação por tempo indeterminado a partir de 18/11 e a importância dos assuntos tratados pelo Movimento, o Governo solicitou até a próxima segunda-feira (16/11) para apresentação de novas propostas e início de mesa de negociação diretamente com o Ministro da Educação, Aloízio Mercadante.

Diante deste novo cenário, a ANMR decide adiar a paralisação do dia 18/11 e manter o indicativo tirado em Assembleia Nacional dos Médicos Residentes de paralisação por tempo indeterminado. A nova data de paralisação será informada no dia 16/11 após análise das propostas do Governo.

Certos de que o Movimento tem causado o impacto necessário no processo de negociação, solicitamos que aguardem novas orientações, já no inicio da próxima semana, sobre os próximos encaminhamentos.

Novamente conforme divulgado pela ANMR, nas paralisações anteriores, a reposição do tempo paralisado não atrasou em nenhum dia o fim da residência ou o calendário de provas.

Estamos juntos e cada vez mais fortalecidos! O sucesso do Movimento depende da união e engajamento de todos os médicos residentes do pais!

Associação Nacional dos Médicos Residentes

#ValorizeResidenciaMedica
#ResidenciaMedica
#ANMR
#JuntosComANMR
#EmDefesaDoSUS