O DIA DE HOJE vai ser marcado para sempre na história da residência médica no Brasil!
Lutaremos juntos pela residência médica!
Cada instituição/cidade terá a liberdade de programar sua atividade até as 10h, como por exemplo, um abraço coletivo ao hospital, panfletagem… enfim, todo tipo de mobilização local junto à população é bem-vinda!
Às 10h00, cada residente em cada cidade deverá comparecer de jaleco branco com uma faixa preta nos braços, nos locais organizados pelas associações locais ou regionais para a mobilização unificada da cidade!
Produzam suas faixas lembrando que o movimento é 100% suprapartidário, então não serão aceitas menções de apoio ou repúdio a qualquer político específico ou partido! Não serão aceitos símbolos ou siglas que estejam alinhados a nenhum partido político.
No dia fará calor em boa parte do país! Alimentem-se e levem água!
Todo residente que sofrer qualquer tipo de retaliação, coerção, ameaça ou qualquer situação do gênero por sua participação no ato deve entrar em contato com a ANMR imediatamente para apoio jurídico!
Lembro a todos que o movimento é amparado pelo Código de Ética Médica (capítulo II – direitos dos médicos, artigo V), e deverá seguir a resolução do CFM nº 1451/1995 e Processo-consulta CFM nº 6155/2001, mantendo o efetivo mínimo de urgência e emergência de 30%!
As atividades retornam à normalidade às 07h de 25 de setembro.
Alunos de Medicina, Preceptores, Professores e Estagiários, bem como outros profissionais de saúde estão convidados e muito bem-vindos para somar ao movimento da ANMR!
Nas publicações, marquem
- #ValorizeResidenciaMedica
- #ResidenciaMedica
- #ANMR
- #paralizacaodia24
Vamos unidos com toda a força nesse momento histórico! Vamos defender a residência médica! Vamos defender a Medicina! Vamos defender a Saúde do Brasil!
Arthur H. Danila
Presidente da ANMR
