A Associação Nacional dos Médicos Residentes, expressa sua indignação e repúdio para com as medidas totalitárias e paliativas que o governo vem tomando em relação à saúde e aos médicos brasileiros.
O subfinanciamento e a má gestão do SUS levaram o caos à saúde pública e ao sucateamento dos hospitais e unidades básicas de saúde nos grandes centros e no interior, prejudicando assim a saúde da população.
A MP 621/2013 e a vinda de médicos estrangeiros sem o revalida fere todo o bom senso e transfere a culpa da incompetência do governo em gerir a saúde para o médico!
Saúde não se faz somente com o médico. E não é transformando médico em mão de obra barata e oferecendo a ele uma bolsa ao invés de salários dignos e condições de trabalho que se atrairá médicos para o interior.
Sendo assim, a ANMR, em conjunto com a FENAM, AMB e CFM ratifica sua indignação e repudia as atrocidades cometidas contra o médico e a saúde da população, convocando os médicos residentes de todo o Brasil para lutarmos contra essas medidas, protegendo assim o povo brasileiro.
Não iremos nos calar! Lutaremos por uma medicina de qualidade, por melhores condições de trabalho e uma carreira de estado como forma de fixação do médico no interior.
A ANMR continua lutando por uma residência médica de qualidade, com serviços de excelência e dando a população a qualidade de saúde que ela merece.
Nossas lutas não param por aí, nossa pauta de reivindicações consistem em:
1. Aprovação em forma de lei, da portaria que reajusta a bolsa da residência médica em 24,8%, garantindo a remuneração para o médico residente.
2. Regulamentação da moradia.
3. O fim da carência do INSS, para os médicos residentes do primeiro ano.
4. Valorização e remuneração da preceptoria, e estimulo a educação continuada.
5. Retorno da configuração anterior da CNRM, com o fim da Câmara recursal.
6. A reestruturação e melhoria das residências médicas já existentes, com o destino dos mesmos investimentos feitos para abertura de novas vagas, garantindo a qualidade das residências já existentes.
7. Fim do bônus do PROVAB, na prova de residência médica.
Queremos um SUS de qualidade, através de investimentos adequados na formação e residência médica, hospitais e unidades básicas com infraestrutura, promovendo saúde de qualidade. Lutaremos por concursos públicos e uma carreira de estado.
Por esse motivo, convocamos todos os médicos residentes a paralisarem suas atividades nos dia 30 e 31 de julho, durante os quais realizaremos um mutirão de doação de sangue no dia 30/07, como forma de chamar atenção e cobrar soluções urgentes, além de representar todo o nosso esforço pela saúde pública!
Não podemos assistir passivos todas essas mudanças que nos estão sendo impostas! Pelo bem da saúde pública, nós médicos residentes, doamos até o sangue!
Médicos residentes, juntos faremos a diferença!
Diretoria ANMR, gestão 2013.