APOIO E UNIÃO ENTRE AS ENTIDADES MÉDICAS

“Em seus 52 anos de existência, a Associação Nacional de Médicos Residentes (ANMR) sempre teve bom convívio com as demais entidades médicas, mas no último ano, essa relação tornou-se ainda mais próxima, fortalecida e participativa. Muita união e apoio, em defesa conjunta das principais pautas de interesse da medicina, dos médicos e da saúde brasileira”, comemora o presidente da ANMR, Juracy Barbosa, que encerra seu mandato no comando da associação neste final de semana, durante o 52º Congresso Nacional de Médicos Residentes, em Florianópolis, nos dias 18 e 19 de janeiro.

A união das entidades ficou muito evidente na realização do XIII Encontro da Entidades Médicas (ENEM), desde 2013 o ENEM não acontecia. “Foi um importante evento para agregar estratégias organizadas ao movimento médico nacional. Cada entidade, dentro das suas atribuições, apresentou propostas para os problemas levantados nos mais diferentes cenários, como ensino, mercado de trabalho e atuação profissional. Isso possibilita ações unificadas, livres de particularidades, e também ações preventivas, contra os constantes ataques que a categoria médica vem sofrendo nos últimos anos”, acredita o presidente da ANMR.

No XIII ENEM, a ANMR teve oportunidade de mostrar um panorama geral da Residência Médica no Brasil. As demandas da associação receberam apoio das entidades e foram incluídas no documento final do encontro, o Manifesto dos Médicos em Defesa da Saúde do Brasil, que reúne mais de 30 propostas, e foi entregue às autoridades e aos candidatos das eleições de 2018, inclusive aos presidenciáveis. Os artigos 15, 16, 17 e 18 do manifesto são específicos sobre questões da residência médica.

Outra importante conquista foi na Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), do Ministério da Educação, quando a ANMR, a Associação Médica Brasileira (AMB), e o Conselho Federal de Medicina (CFM), no final do ano passado, conseguiram aprovar e garantir a publicação de novas resoluções e das Matrizes de Competência de Residência Médica, algumas aprovadas há mais de um ano.

Em conjunto com as demais entidades, a ANMR também trabalhou na defesa do Exame Nacional de Proficiência Médica e da Carreira de Médico de Estado, participando de audiências públicas no Congresso Nacional. Também participamos de reuniões em Brasília, nos Ministérios da Saúde, Trabalho, Casa Civil para entregar o Manifesto dos Médicos em Defesa da Saúde do Brasil.

“Foi um ano muito positivo e conseguimos avançar em muitas frentes. Agradecemos a todos pela participação e em especial as demais entidades que nos apoiaram”, conclui o presidente da ANMR.