A Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR) vem atuando fortemente para garantir melhores condições de trabalho para os médicos residentes do Brasil. O presidente da associação, Juracy Barbosa, esteve presente, nesta terça-feira (28/08), em reunião no Gabinete da Casa Civil da Presidência da República, em Brasília, juntamente com outros representantes das entidades médicas.
Na reunião as entidades entregaram ao Secretário Executivo da Casa Civil da Presidência da República, Daniel Sigelman, o Manifesto dos Médicos em Defesa da Saúde do Brasil. Documento elaborado no XIII Encontro Nacional de Entidades Médicas (XIII Enem), realizado em junho, que contou com a participação de delegados da ANMR e tem a associação como uma das entidades médicas signatárias do documento. Participaram da reunião, desta terça-feira além de Juracy Barbosa, presidente da ANMR, a AMB, representada pelo diretor José Luiz Dantas Mestrinho Donizetti Giamberardino, conselheiro do CFM; Carlos Vital presidente do CFM e Jorge Darze, presidente da Fenam.
Juracy Barbosa, reiterou na reunião junto ao Governo Federal a necessidade de revisão da bolsa da residência médica e pediu a reestruturação dos serviços, em sua maioria sucateados, sem as mínimas condições de formação de especialistas.
Essas e outras questões Juracy Barbosa havia, inclusive, apresentado ao Ministro do Trabalho Caio Vieira de Mello, na última sexta-feira, em reunião no Ministério do Trabalho. O presidente da ANMR solicitou ao ministro a necessidade de garantir aos médicos residentes direito à insalubridade. “O ministro foi bastante receptivo à proposta e a ANMR, com o apoio da AMB, irá entregar em breve, em nova reunião naquele ministério, projeto de lei propositivo na matéria”, explica Juracy Barbosa.
Participaram da reunião junto com o ministro do Trabalho José Luiz Dantas Mestrinho, diretor da AMB; o presidente do CFM, Carlos Vital e o conselheiro federal do CFM, Donizetti Giamberardino; presidente da ANMR, Juracy Barbosa; e Antônio José Francisco Pereira dos Santos, diretor da FENAM.
Na reunião, a ANMR e as demais entidades foram convidadas a participar de um Comitê de Estudos Avançados, organizado pela pasta, com o objetivo de discutir propostas para atender às necessidades dos trabalhadores brasileiros