Nos dias 14 e 15 de outubro de 2015, na cidade de Florianópolis, o Conselho Federal de Medicina (CFM) organizou o III Fórum do Médico Jovem.
O evento contou com programação extensa, aprofundada e importante para a discussão de aspectos relevantes para a população médica jovem, considerada mais vulnerável pelas características do início da atividade profissional.
A ANMR esteve presente em 3 mesas, por meio de seus diretores Dr. Arthur Danila, Dra. Naiara Costa Balderramas e Dr. João Durval Ramalho Trigueiro Mendes Júnior, discutindo aspectos relativos à residência médica, no tocante aos desdobramentos das novas Diretrizes Curriculares, a Lei dos Mais Médicos e as novas regulamentações em vigência.

Na mesa de abertura do evento, o Dr. Carlos Vital Tavares Corrêa Lima, Presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), ministrou palestra sobre a Medicina e o Cenário Político atual, colocando dados da recente pesquisa Datafolha encomendada pelo CFM que apontou que 6 em cada 10 brasileiro avaliam a saúde no país como ruim ou péssima, tanto na rede pública quanto privada. O Dr. Mílton de Arruda Martins, Professor Titular de Clínica Médica Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, ministrou apresentação demonstrando que o crescente aumento de escolas médicas nas últimas décadas já seria responsável por garantir a adequação da relação médicos/habitantes no país, tornando desnecessária a expansão proposta pela lei dos Mais Médicos até 2018.
O Dr. Ylmar Corrêa Neto, Primeiro Secretário do Conselho Regional de Santa Catarina, ministrou conferência sobre a Síndrome de Burnout destacando os aspectos e a prevalência desse transtorno na população médica jovem.
Destaque também para a mesa redonda sobre o tema “da formação ao mercado de trabalho”, que discutiu aspectos inerentes a essa transição complexa vivenciada pelo médico jovem. O Dr. Fernando Todt Carbonieri trouxe dados recentemente coletados sobre custos de formação e de instalação para a prática profissional futura.
O evento finaliza com a Carta de Florianópolis, versando sobre a visão do CFM e sua Comissão de Integração do Médico Jovem sobre o tema.