ANMR participa do III Fórum do Médico Jovem do CFM

Nos dias 14 e 15 de outubro de 2015, na cidade de Florianópolis, o Conselho Federal de Medicina (CFM) organizou o III Fórum do Médico Jovem.

O evento contou com programação extensa, aprofundada e importante para a discussão de aspectos relevantes para a população médica jovem, considerada  mais vulnerável pelas características do início da atividade profissional.

A ANMR esteve presente em 3 mesas, por meio de seus diretores Dr. Arthur Danila, Dra. Naiara Costa Balderramas e Dr. João Durval Ramalho Trigueiro Mendes Júnior, discutindo aspectos relativos à residência médica, no tocante aos desdobramentos das novas Diretrizes Curriculares, a Lei dos Mais Médicos e as novas regulamentações em vigência.

Mesa de abertura do III Fórum do Médico Jovem do CFM
Mesa de abertura do III Fórum do Médico Jovem do CFM

Na mesa de abertura do evento, o Dr. Carlos Vital Tavares Corrêa Lima, Presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), ministrou palestra sobre a Medicina e o Cenário Político atual, colocando dados da recente pesquisa Datafolha encomendada pelo CFM que apontou que 6 em cada 10 brasileiro avaliam a saúde no país como ruim ou péssima, tanto na rede pública quanto privada. O Dr. Mílton de Arruda Martins, Professor Titular de Clínica Médica Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, ministrou apresentação demonstrando que o crescente aumento de escolas médicas nas últimas décadas já seria responsável por garantir a adequação da relação médicos/habitantes no país, tornando desnecessária a expansão proposta pela lei dos Mais Médicos até 2018.

O Dr. Ylmar Corrêa Neto, Primeiro Secretário do Conselho Regional de Santa Catarina,  ministrou conferência sobre a Síndrome de Burnout destacando os aspectos e a prevalência desse transtorno na população médica jovem.

Destaque também para a mesa redonda sobre o tema “da formação ao mercado de trabalho”, que discutiu aspectos inerentes a essa transição complexa vivenciada pelo médico jovem. O Dr. Fernando Todt Carbonieri trouxe dados recentemente coletados sobre custos de formação e de instalação para a prática profissional futura.

O evento finaliza com a Carta de Florianópolis, versando sobre a visão do CFM e sua Comissão de Integração do Médico Jovem sobre o tema.